quinta-feira, 30 de abril de 2009

A Mocidade Portuguesa (não, não sou nenhum salazarista)

O 25 de Abril já foi há uns dias, mas não sei porquê hoje é que estou com espírito revolucionário. Sinto que algo grande me espera, a mim e à minha vida. Uma espécie de Obama, mas ao contrário (tipo, primeiro presidente branco em Angola ou Moçambique), manda chuva dos piratas da Somália ou até comer a Soraia Chaves (nem que fosse como personagem principal d'algum Crime do Padre Amaro).
Foi também um daqueles dias em que me olhei ao espelho e perguntei, "espelho meu, espelho meu, quem tem uma trunfa mais lisa e bonita do que eu?". (Refira-se que o espelho não respondeu e, partindo-se do princípio de que quem cala consente... a resposta só pode ser: ninguém).
Pronto, isto tudo só para se perceber que hoje foi um daqueles dias em que andei bué do idealista (efeito dos 17 anos, talvez). E isso comigo às vezes pode dar p'ró torto (felizmente não deu). Andei o dia todo a guardar p'ra mim as minhas ideias sobre o estado lastimável da nossa juventude e, como tal, agora vai-se iniciar a acção de despejo (aconselha-se a não presença de civis num raio de 5 km a partir de minha casa; grato pla atenção).
Cheguei a casa por volta das 6 e apeteceu-me tudo menos enfiar o nariz nos livros. De modo que me fui repastelar no sofá. Peguei no comando e liguei a televisão. RTP1: Portugal em directo (não me apetece). 2: A fé dos homens (seca). SIC: Rebelde way (treta). TVI: Morangos com açúcar, série 3558 (treta elevada à 10ª potência, o que dá um número para lá do infinito). E a que conclusão é que eu chego após visualizar meia hora daquilo (palavra, tive que me conter para não escrever o termo "lixo televisivo"...)? Que para além de em certos aspectos ser um reflexo dos jovens que temos, ainda contribui para a futilidade destes.
Pois, parece que hoje em dia esta mocidade o que importa é o estilo... Mas já vamos ao estilo. Antes do estilo: onde é que estão as caras feias nos Morangos? (e quando digo feias não digo menos bonitas, digo mesmo daquelas: epá és mesmo feia... Quantos miúdos/as cheias de talento não estão a ser postos de lado por pseudo-actores que vêm daqueles contentores de modelos provenientes das agências, que até me faz lembrar os contentores de estrangeiros na Superliga,apenas devido à falta de beleza?). Todas as ascolas as têm (caras feias). Assim, claro que os Morangos são o mundo de sonho para os nossos jovens portugueses do séc.XXI. Sabem qual é o efeito? É que depois a rapaziada quer é ter amigas boas e amigos giraços e cheios de estilo, mesmo que como pessoas deixem algo (bastante) a desejar. A Maria Antonieta até pode ser fixe e muito boa pessoa, mas se não mudar rapidamente de nome, não tiver uma carinha laroca ou um bom par de mamas (ou outros aspectos físicos que a sociedade hoje em dia valoriza), a probabilidade/facilidade de fazer amigos decresce em flecha (ok, um bocado hiperbólica esta afirmação...).
Outra coisa preocupante, na minha opinião, é a tal questão do estilo. É normal um gajo chegar aos 15/16 anos e cuidar melhor da sua aparência. Mas caramba, eu quando tinha 12/13 anos ia pr'á escola a contar os minutos para cque chugasse o intervalo e viessem 15 minutos de futebolada. Hoje em dia, tal é dificíl de se verificar, pois o penteado pode-se estragar, as roupas sujarem-se ou as sapatilhas desgastarem-se. Acho triste a futilidade destes putos: interessa é o "look" e a "pausa". "Eia, meu, aquela gaja não se sabe mesmo vestir! É tão triste!" (gargalhada sonora reproduzida por meia dúzia de fedelhos imberbes e, quiçá, com as hormonas aos saltos). Quero ver é que é que lhes vai sustentar o estilo quando acabar a mama da mamã e do papá... é que a meu ver, isto no futuro pode trazer repercussões negativas (para além do facto de diminuir a probabilidade de aparecer um Figo ou C.Ronaldo...).
Mas quero concluir dizendo que, para meu orgulho, ainda há putos como deve ser, despentados, sujos, e que vão para a sala de aula com um pestilento odor a sovaco. O D.Afonso Henriques está orgulhoso de vocês, meus jovens!

9 comentários:

  1. Joao Santos :'D
    Men, como tu escreves bem.
    Adorei este.
    (eu espero bem nao ser a gaja da turma com o "prestilento odor a sovaco" x'D)
    Mais algum post, avisa ;P

    Andreia'Maricato

    ResponderEliminar
  2. Gostei João :D

    Tens toda a razão :)


    Continua a escrever..

    Beijo

    ResponderEliminar
  3. Olá, olá, sr João!

    Gostei imenso... estes "Morangos com açucar" dão cabo da nossa juventude... por isso é que estamos como estamos... lol!
    Quanto a esse jeito pela escrita, penso que deves continuar a desenvolvê-lo mais e mais, sempre com o horizonte na mira!

    Parabéns!
    Beijinhos

    Ana Mendes

    ResponderEliminar
  4. pois é,a vida nao é so bola,mas o facto é q O BENFICA GANHOU POR 8-1 AO SETUBAL!

    ta castiço sim senhor.
    continua joao,sabes q tens dedinhos pr'a escrita.
    :)
    TâniaSantos

    ResponderEliminar
  5. bem, bem joão, se tens 17 anos e pensa desta maneira,lucidez social é o q não te falta.
    parabéns.
    escreves melhor q alguns mestres por aí existentes.

    ResponderEliminar
  6. Olá!!! Não te conheço mas acho que escreves bué bem!!!
    E eu faço parte das pessoas dos 12\13 anos (quase no fim e no feminino)! E nunca tinha pensado desta maneira, tipo morangos com açucar só gente bonita, tudo perfeito, e na realidade não é nada assim!!! No mundo real de simples pessoas a pensar no que vão ou não fazer no futuro, o que vai ou não acontecer...
    Nesta idade, agora o que interessa é o estilo, ser amiga de gajos bons e mais velhos (de preferência)!!! E tens toda a razão do mundo quando dizes por outras palavras, mas ao mesmo tempo assim, que se uma gaja não for gira ou boa e esqueletica que a probabilidade e a facilidade de fazer amigos é muito menor (pra'i de 1% em 100% das probabilidades de fazer amigos!!!)
    É triste mas é assim!!! Parece que mais nada importa e só se quer impressionar toda a gente! E mesmo que sejas boa pessoa, isso não interessa nada!!!
    Esta é a realidade do sec.XXI!!! E é bué estúpida mas se hoje é assim no futuro parece-me que ainda vai ser pior!!!
    Continua assim, a escrever a realidade deste mundo e a dares a cara!!! Corajoso!!!

    Xau!!!

    ResponderEliminar
  7. My dearest Johny!

    Não te sabia tão habilidoso utilizador da língua portuguesa: texto fluído, coerente, rico em vocabulário e, acima de tudo, muito natural e espontâneo.

    Este texto que escreveste é a prova de que nem toda a mocidade sofre do mal da futilidade e parvoíce extremas. Há também por aí pessoal como tu: cheio de valor, com boas ideias, espírito crítico, sentido de humor, vontade de agir e com muito para ensinar aos mais novos e mais velhos também.

    Espero que continues a partilhar :)

    Um beijinho da amiga,

    Vilma

    ResponderEliminar
  8. Parabens, pá.
    já não sou bem da tua idade, mas como te compreendo!
    já passei uma crise existencial por tudo isto de que falas, mas por isso mesmo achei que te devo dizer que mais tarde ou mais cedo, pessoas que pensam como tu são compensadas.
    não sei se és bonito ou feio, gordo ou magro,mas de uma coisa tenho a certeza;SENSATEZ,AMIZADE PURA, UM SORRISO NOS LÁBIOS MESMO QUANDO AS COISAS CORREM MAL,PENSAR ANTES DE AGIR, INTELIGENCIA QUE ACHO QUE NÃO TE FALTA, são muito mais compensadores um dia...

    Felicidades meu amigo, pois adivinho-te uma beleza interior que fará de ti uma pessoa de sucesso

    ResponderEliminar
  9. Sr. João,

    Vim aqui à procura de coisinhas frescas e boas e nada!
    "A mind is a terrible thing to waste", toca de partilhar aqui com a malta :)

    Kiss, kiss,

    Vilma

    ResponderEliminar